OI #1346: nova edição do Atlas da Notícia mostra evolução da imprensa local e os desertos da notícia, com aumento da presença de veículos online
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
Acompanhe os destaques desta edição do Observatório da Imprensa.
📰 Artigos da semana
🌍 Digital desafia os desertos de notícias, mas há alerta no ar. A nova edição do Atlas da Notícia mostra redução de desertos jornalísticos no Brasil, puxada por iniciativas online. Mas a precariedade do setor e o risco de apagamento da memória digital preocupam.
🗺️ Nordeste avança no jornalismo local, mas ainda enfrenta o maior número de desertos de notícias do país. Os rádios e veículos digitais impulsionam a redução dos vazios informativos na região, onde 143 municípios deixaram de ser desertos. Mesmo assim, 890 municípios nordestinos ainda não contam com cobertura jornalística local.
📡 Região Norte cresce no jornalismo, mas quase metade do território ainda é deserto de notícias. O Atlas da Notícia revela avanços no número de veículos, especialmente em rádio e digital, mas mostra que 42,9% da região ainda não conta com cobertura jornalística local. A expansão das redes sociais ajuda, mas a instabilidade e falta de apoio ameaçam a sustentabilidade das iniciativas.
🌐 Centro-Oeste: rádio forte, digital em crescimento e menos desertos de notícias. O Atlas da Notícia revela que o rádio ainda domina o jornalismo no Centro-Oeste, enquanto o segmento online cresce, ao mesmo tempo que muitas iniciativas fecharam. A região tem a menor proporção de desertos de notícias do Brasil, graças à expansão de rádios comunitárias e pequenos projetos locais.
📰 Jornalismo local avança no Sudeste, mas enfrenta perdas no impresso. A 7ª edição do Atlas da Notícia revela: há mais municípios com cobertura local do que desertos de notícias no Sudeste. Ao mesmo tempo, o fechamento de 115 jornais impressos acende um alerta.
⚠️ Avanços e fragilidades no jornalismo do Sul. O Atlas da Notícia revela crescimento das iniciativas online e redução de desertos no Sul do Brasil, mas também registra o fechamento de 501 veículos. A migração para redes sociais levanta novos desafios na região Sul.
🎥 A esquerda volta à luta de classes e incomoda a Globo. Francisco Fernandes Ladeira analisa como vídeos com IA escancaram o Congresso a serviço dos ricos e pautam o confronto direto.
🏛️ Grande Mídia, Congresso e elite: a aliança que barra a justiça tributária. Diogo Comitre faz uma análise histórica que revela o verdadeiro “nós contra eles” do Brasil.
🧠 O Ocidente segundo a The Economist. Osnan Silva de Souza analisa como a revista britânica ignora o colonialismo e silencia sobre o genocídio em Gaza, enquanto ataca líderes como Lula por não seguir a cartilha das potências ocidentais.
🗣️ Nordeste não é um clichê: a mídia precisa acordar. O jornalista alagoano Odilon Rios analisa como os grandes veículos, inclusive os “progressistas”, ainda insistem em tratar o Nordeste como um território à parte, reduzido a estereótipos e ignorado em sua complexidade.
🧩 Carlos Wagner analisa como a derrubada do decreto do IOF escancarou uma atuação articulada dos bolsonaristas no Congresso e questiona por que a imprensa insiste em tratar o problema apenas como "direita conservadora".
📼 Da agenda da Company ao videofone de Bagdá: o que é “estar presente” na guerra? Vanessa Pedro revisita sua memória de adolescente fazendo anotações sobre a Guerra do Golfo para refletir sobre as transformações na cobertura jornalística de conflitos.
✊ Jornalismo de resistência: não só nas margens, também nos centros. Schirlei Alves reflete sobre o impacto de jornalistas que atuam (ou atuaram) dentro das grandes redações e ainda assim enfrentam estruturas para produzir reportagens corajosas e transformadoras.
🌱 Letícia Pasuché e Eloisa Beling Loose mostram como a cobertura da mídia sobre a COP-30 ignora o risco de exclusão de países pobres, ativistas e comunidades amazônicas, os que mais deveriam estar no centro do debate.
💼 Trabalho, esgotamento e burnout: sintomas de um sistema doente. Aline da Silva Prado discute como o adoecimento mental dos trabalhadores não é um problema individual, mas o reflexo direto da lógica produtiva atual.
♻️ Na UNOC 3, discursos verdes e acordos sobre petróleo e comércio revelam o paradoxo do multilateralismo ambiental, analisa Jean-Jacques Kourliandsky.
🕵️♂️ Rui Martins relembra o caso Maluf e sua demissão por expor a corrupção. Anos depois, a Justiça suíça protege jornalistas que seguem revelando os bastidores do poder financeiro. Uma reflexão sobre memória, censura e liberdade de imprensa.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
A farra do jornalismo com as bets. A Pública, Natalia Viana.
A escuta profunda pode transformar o jornalismo. International Center for Journalists, Emily Kasriel.
Curso gratuito sobre instituições brasileiras. International Center for Journalists.
Amado Mundo: o jornalismo independente ganha mais fôlego. Canal My News, Mara Luquet.
Aos Fatos faz dez anos de jornalismo na trincheira pela democracia. Aos Fatos, Méuri Elle.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).