OI #1345: Google mata ferramenta contra desinformação, Ugo Giorgetti faz documentário sobre Alberto Dines e os golpistas em formação
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
Acompanhe os destaques desta edição do Observatório da Imprensa.
📰 Artigos da semana
🔍 O Google desativou os snippets de checagem de fatos, reduzindo a transparência na Busca. Carlos Hernández-Echevarría explica por que a medida compromete o combate à desinformação.
🎞️ Um documentário sobre Alberto Dines está em produção, com direção de Ugo Giorgetti e roteiro de Norma Couri. Liniane Haag Brum conta os bastidores do projeto que celebra a liberdade no jornalismo.
🤫 O silenciamento de Marina Silva no Senado revela algo maior: a persistência do “cala a boca” imposto às mulheres na vida pública. Amanda Braga e Carlos Piovezani traçam a história e as resistências da fala feminina, do mito à política.
⚖️ O julgamento de militares e de um ex-presidente por tentativa de golpe parece inédito. Mas, como lembra Eugênio Bucci, a história brasileira mostra: sem punição real, o golpe sempre compensa.
💔 Entre a paixão e o esgotamento: Leandra Cruber reflete sobre o que a frase “jornalismo é essa cachaça” revela sobre o adoecimento da profissão.
❌ Com o Congresso em rota de colisão com o Planalto, Lula reage e vai ao STF. Rui Martins analisa o início de um novo embate político e os sinais de reviravolta no discurso popular.
🗣️ Uma rasteira do Congresso virou munição. Carlos Wagner analisa como o golpe no decreto do IOF pode fortalecer o discurso do governo junto à maioria pobre.
🏢 O progresso virou lama? Aterros e modernização urbana estão no centro da crise climática em Porto Alegre, — mas a imprensa ainda ignora as causas. A“Dubai Gaúcha”, por Carine Massierer.
ℹ️ Vinicius Macia analisa os rituais que sustentam a confiança no jornalismo e o poder do discurso informativo, mesmo em tempos de ataques e fake news.
📱 Marcos Fabrício Lopes da Silva reflete sobre a tensão entre direitos fundamentais e o poder das plataformas. Uma leitura essencial sobre verdade, manipulação e o papel do Direito na era dos algoritmos.
🏛️ A economia criativa volta ao centro da política cultural com a recriação da Secretaria no MinC. Maria Helena Japiassu analisa a chegada de Cláudia Leitão à pasta e os caminhos para um desenvolvimento sustentável, colaborativo e culturalmente diverso.
🎥 Dois ícones, dois filmes e uma ruptura com o tempo linear. Richardson Pontone analisa os documentários sobre Raul Seixas e Ney Matogrosso.
🇮🇳 Cultura, comércio e diplomacia se misturam na estratégia da Índia para estreitar laços com países da América Latina. Jean-Jacques Kourliandsky mostra como a Índia usa o soft power cultural para ampliar sua presença econômica.
🏥 O novo Sistema Nacional de Cultura foi, enfim, regulamentado, mas quem deve coordená-lo? A União? Os Estados? Os Municípios? Por Cecilia Rabelo e Vitor Studart.
🧠 Como líderes contraditórios continuam a conquistar corações e votos? Mesmo quando descumprem promessas e confrontam fatos consolidados, políticos como Trump e Bolsonaro seguem mobilizando apoios expressivos. Por Samuel Valentim.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Podcast Oxigênio fica em primeiro lugar em duas categorias do Prêmio Rubra de Rádio Universitário. Labjor, Mayra Trinca.
Sindicato de Jornalistas de São Paulo denuncia novo ciclo de ameaças ao jornalismo. ABI, Jorge Antonio Barros.
Mentoria de jornalismo climático. International Center for Journalists.
A mudança no panorama de podcasts. Reuters Institute, Dr. Craig T. Robertson.
Juliana Dal Piva é primeira brasileira a ganhar ‘Prêmio Coragem no Jornalismo’. ICL Notícias.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).