OI # 1344: diversidade na redação é fundamental para um jornalismo antirracista, as falhas da imprensa na cobertura das guerras e a apatia ao tratar da política
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
Acompanhe os destaques desta edição do Observatório da Imprensa.
📰 Artigos da semana
📕 Diversidade nas redações e um novo manual com boas práticas para uma cobertura antirracista foram destaques do webinário promovido pelo Observatório da Imprensa. Assista na íntegra.
📸 Favela do Moinho, helicópteros, confronto e resistência. A imagem do mês de maio, feita por Felipe Iruatã, revela como o fotojornalismo pode contar histórias de luta sob o olhar de quem vive o território.
🌐 Quem decide o que é terrorismo? Osnan Silva de Souza analisa como a cobertura internacional usa o termo seletivamente e como isso revela cumplicidades e omissões da grande imprensa.
🔎 Falta curadoria, sobra desinformação. Carlos Castilho analisa como o jornalismo brasileiro está falhando na cobertura das guerras ao ignorar o cenário digital e abrir mão da investigação.
⚖️ Quem venceu a Guerra dos 12 Dias? Rui Martins examina as versões conflitantes e mostra como a verdade se fragmenta em tempos de conflito.
📰 Vetos derrubados, privilégios mantidos, investigações enterradas e a imprensa, calada. No artigo de Vitor Belém, um diagnóstico sobre o sistema político e o jornalismo que naturaliza tudo.
🔗 O jornalista Guilherme Amado lança o Amado Mundo, um canal que une informação e entretenimento para reconquistar o público cansado da notícia tradicional.
🗼 Lula visita Paris, se reúne com Macron e tenta retormar a presença do Brasil no cenário global. Por Jean-Jacques Kourliandsky.
🗞️ Fernando Ringel e Vanessa Neves analisam os dilemas do jornalismo contemporâneo entre o desejo de viralizar e a necessidade de informar com responsabilidade e profundidade.
👁️🗨️ As investigações da Polícia Federal sobre a espionagem ilegal pela Abin expõem fragilidades do Estado e ameaçam o regime democrático brasileiro. Confira a análise de Marcelo Copelli.
🎥 O Brasil ainda não regula os serviços de vídeo sob demanda (VoD). André Brayner analisa os projetos de lei em tramitação, a falta de tributação justa e os desafios para proteger a cultura audiovisual nacional diante do avanço das grandes plataformas digitais.
⚠️ Fortes chuvas no Rio Grande do Sul revelam que muitas obras contra enchentes ainda não foram concluídas ou apresentam problemas. Carlos Wagner destaca a importância do conhecimento administrativo para jornalistas cobrarem soluções efetivas das autoridades.
💬 A retomada da identidade cultural amazônida é resistência viva. Karine Nunes, jornalista de Parintins, destaca a importância do jornalismo para dar voz a indígenas, quilombolas e ribeirinhos, combatendo o apagamento e estereótipos da grande mídia.
🗣️ A retirada dos bois ilegais na Reserva Chico Mendes expõe o conflito entre extrativismo sustentável e pecuária ilegal na Amazônia. Gabriella de Barros defende uma cobertura jornalística que dê voz às comunidades e proteja a floresta.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Big techs têm ideologia, e seu modelo de negócios é ‘perverso’, diz Moraes. Uol, Isabela Aleixo e Fabíola Perez.
Curso de jornalismo esportivo. Unifacs.
II Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário: inscrições vão até segunda (30). Fenaj.
Apenas 4 em cada 10 brasileiros confiam em notícias. Como retomar a credibilidade? InfoMoney, Flávio Moreira.
Entidades levam ao Ministério da Fazenda a necessidade de defender o Jornalismo na regulação da IA no Brasil. Fenaj.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).