OI #1337: ética nas redes sociais, a estética do grotesco na extrema direita e o roubo de contas para prática de golpes nas redes sociais
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
Acompanhe os destaques desta edição do Observatório da Imprensa.
📰 Artigos da semana
📝 Projor tem nova diretoria. Sérgio Lüdtke e Francisco Belda foram reeleitos e Kátia Brasil é a nova diretora editorial.
📲 Tecnologia sem ética é risco. Redes sociais, liberdade e manipulação: os perigos invisíveis do ambiente digital na análise de Marcos Fabrício Lopes da Silva.
👾 O grotesco virou arma política. No texto de Carlos Castilho, a estética do choque ganha espaço na comunicação, com a ajuda da imprensa e dos algoritmos.
👨💻 O jornalista Pedro Varoni teve seu Instagram hackeado e enfrentou o silêncio das big techs. Um relato sobre desinformação, impunidade digital e o desafio da regulação.
⛪ Os Papas e os desafios do cristianismo no século XXI. Rui Martins reflete sobre o impacto da Igreja e as transformações no mundo atual.
📖 A comunicação é um campo de batalha. De Ruanda a algoritmos digitais, as palavras podem ser tanto armas quanto pontes. Richardson Pontone reflete como a mídia molda o poder e a resistência no mundo moderno.
📺 A trajetória da TV Globo, marcada por manipulações políticas e alinhamento com interesses externos, é tema da análise de Francisco Fernandes Ladeira.
🤖 Inteligência Artificial no jornalismo: uma ferramenta poderosa, mas cheia de armadilhas. Mariane Nava, Doutora em Jornalismo, analisa a escorregada da InfoMoney e os riscos da IA para a informação.
🖥️ O jornalista Vitor Belém analisa os 60 anos da TV Globo e a evolução do Jornal Nacional como um espaço de conexão e escuta ativa com o público. Em tempos de desinformação, a TV reafirma seu papel como mediadora da vida pública brasileira.
⛈️ Michel Misse Filho escreve sobre o papel do jornalismo na denúncia das desigualdades socioambientais agravadas pela crise climática.
🗳️ Carlos Wagner analisa o caso que abala o INSS e destaca a importância da investigação jornalística para identificar quem é “caixa-preta” no escândalo.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Situação da “Columbia Journalism Review” é mais uma a ilustrar a crise da imprensa em todo o mundo. Jornal da USP, Carlos Eduardo Lins da Silva.
Estações de rádio rurais e tribais se preparam para corte de fundos. Columbia Journalism Review, Andrew Mercein.
Repórteres sem Fronteiras ajudaram jornalista a fugir da Rússia. Público, Lusa.
Dia Internacional da Liberdade de Imprensa: 42 países vivem situação “muito grave”, diz RSF. MediaTalks - UOL.
Livro conta como o jornalismo pode salvar vidas ao revisitar quatro décadas de reportagens premiadas. Brasil de Fato, Márcia Turcato.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).