OI #1335: webinário sobre violência contra jornalistas, o mito da imparcialidade jornalística e a cobertura da morte do Papa Francisco
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
Acompanhe os destaques desta edição do Observatório da Imprensa.
📰 Artigos da semana
🔴 Já anota na agenda: na próxima terça-feira, dia 29, às 19h, um novo webinário do Observatório da Imprensa. Com a participação de Luciana Barreto, da TV Brasil, e Leticia Kleim e Tatiana Farah, da Abraji, e mediação da editora do OI, Denize Bacoccina, vamos discutir a violência contra jornalistas. No YouTube do Projor.
✍️ A imparcialidade jornalística é um mito. Carlos Castilho analisa como o discurso da isenção ainda sustenta o noticiário, mesmo sendo amplamente questionado na academia.
🕊️ Papa Francisco e o fim de um pontificado que dividiu opiniões. Rui Martins analisa as reações à morte do Papa que aproximou a Igreja dos humildes e provocou conservadores e progressistas.
🔎 Trump vs. Xi Jinping. Um novo capítulo da Guerra Fria expõe a crise do multilateralismo e a ascensão do nacionalismo. Por Mauricio Alfredo.
📻 De uma programação elitista a um rádio para o povo, Alysson André Oliveira Cabral revela a transformação que marcou a história do rádio FM na capital paraibana.
🗞️ Sérgio dos Céus Nelson analisa a cobertura jornalística dos conflitos em Moçambique e destaca como a linguagem e o discurso prejudicaram a imparcialidade nos artigos de 2013-2014.
👁️ Trump ataca a NPR e a PBS: o futuro do jornalismo público nos EUA está em risco. Por Eugênio Bucci.
📚 Reflexões sobre a liberdade de expressão, o papel da mídia e a evolução do jornalismo no Brasil no livro de Marcos Fabrício Lopes da Silva.
📣 Carlos Wagner analisa a habilidade do Papa Francisco como comunicador, destacando sua capacidade de promover a união entre os opostos, e traz uma reflexão sobre como as narrativas populares são moldadas na mídia.
☀️ O "novo normal" também chegou para o jornalismo. Sérgio Pereira reflete sobre os novos desafios na cobertura das mudanças climáticas e propõe uma abordagem mais científica e preventiva para os profissionais da área.
🚨 Samuel Pantoja Lima analisa as recentes acusações contra Lula e o retorno do discurso da Lava Jato, que impacta a política e a democracia brasileira.
🤖 Marcelo Soares analisa como as big techs e a era da pós-verdade moldam a política e a sociedade atual.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
O futuro na notícia no International Journalism Festival 2025. Reuters Institute, Gretel Kahn, Marina Adami, Matthew Leake, Priscille Biehlmann e Eduardo Suárez.
As várias ações questionando o Google. Columbia Journalism Review, Mathew Ingram.
Collaborative Journalism Summit 2025. Jornalismo Colaborativo.
Inscrições para o Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo vão até 30 de abril. Abraji, Laysa Vitória.
Produtor do programa ’60 Minutes’, na mira de Trump, pede demissão. Carta Capital.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).