OI #1328: da celebração de grandes produções cinematográficas até as tensões globais e os desafios enfrentados pela ciência e pelo jornalismo
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
Acompanhe os destaques desta edição do Observatório da Imprensa.
📰 Artigos da semana
🎬 "Ainda Estou Aqui", premiado no Oscar, é celebrado como um marco do cinema nacional, mas omite o apoio da Globo à ditadura. A esquerda, sem agenda própria, aplaude, escreve Francisco Fernandes Ladeira.
✊ O longa de Walter Salles, além de conquistar o prêmio da Academia de melhor filme internacional, também resgata a memória da ditadura e reacende a luta por justiça. Por Eugênio Bucci.
🚩 "Ainda Estou Aqui" também é o tema do texto de Carlos Wagner, que traz a memória da ditadura e alerta para os perigos do autoritarismo.
🧪 O filme “A Substância” expôs o etarismo da indústria cinematográfica e viu seu tema se repetir no Oscar,, com a premiação de uma atriz de 25 anos. Por Francisco Julio Bárbaro Xavier.
⚗️ Talita Gantus de Oliveira, geóloga e pesquisadora, destaca que a ciência por trás da gestão de riscos e desastres é frequentemente ignorada pelo governo e pela mídia.
🌑 Raphael Alves, doutor em Astronomia, escreve sobre como a mídia celebra os avanços espaciais, mas ignora os impactos ambientais e éticos da exploração lunar.
🕊️ Em um mundo de divisões, o Papa Francisco nos lembra que a verdadeira liderança está na simplicidade, na proximidade com o outro e na fé em tempos difíceis. Paulo Renato Coelho Netto escreve sobre o papa que entende comunicação.
🚨 Clima de pré-guerra. Com a aproximação entre Trump e Putin, a Europa está em alerta e se vê obrigada a investir pesado em defesa, mesmo que isso signifique déficits orçamentários. Por Rui Martins.
🔍 A jornalista Lethícia Bueno analisa a falta de profundidade científica na cobertura da BBC News Brasil. Em tempos de desinformação, o jornalismo científico deve ir além do básico.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Projeto de jornalismo de Harvard recebe US$ 25 mi para redações. Poder 360, Sophie Culpepper.
Empreender no jornalismo: conheça as dicas do webinar da Abraji e do Sebrae. Abraji.
A crise da USAID e o futuro da mídia independente. Integrity Magazine.
Um espaço onde você pode se sentir seguro. Deutschland, Wolf-Dieter Vogel.
Repórter é roubado ao vivo, é humilhado e leva ‘espumada’ na cara no Carnaval do Rio. Terra, Laura Vicaria.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).