OI #1326: a advocacy informativa, o genocídio palestino e como o novo governo americano capturou a atenção e apoiou a extrema direita
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
Acompanhe os destaques desta edição do Observatório da Imprensa.
📰 Artigos da semana
⚖️ A advocacy informativa está moldando a percepção pública e influenciando as notícias que você consome. Entenda como esse fenômeno impacta a forma como vemos o mundo. Por Carlos Castilho.
🔍 Professor Francisco Fernandes Ladeira (UFSJ) analisa como a mídia hegemônica distorce o conflito entre Israel e Hamas, manipulando narrativas e humanizando apenas um dos lados.
🇺🇸 O impacto do primeiro mês de governo Trump, onde polêmicas e big techs moldam o debate público. Por professor Maurício Alfredo.
❌ Rui Martins analisa a ruptura entre EUA e Europa após o discurso de J.D. Vance e o fim do isolamento da Rússia. E como a aliança entre Trump e Putin pode moldar o futuro da Europa e do Oriente Médio.
🔗 A direita radical e os fundamentalismos religiosos estão conectando América Latina, Europa e EUA. Jean-Jacques Kourliandsky explica o papel das mulheres nesse cenário.
🤖 Júlia V. Kurtz mostra como as big techs estão silenciosamente moldando o futuro da democracia.
👀 A crise de credibilidade está corroendo a confiança do público nas fontes de informação. O que isso significa para o futuro da democracia? Confira o artigo do jornalista, poeta, escritor, professor e pesquisador, Marcos Fabrício Lopes da Silva.
📰 Descubra o conceito de Advornalismo e como ele revela os perigos da mistura entre jornalismo e advocacia. Por Vinicius Macia.
📱 O mundo está diante de uma mutação civilizacional. A internet, que deveria conectar, está nos distanciando da verdade, com as BigTechs controlando nossos sentimentos e pensamentos. Por Samuel Pantoja Lima.
🌦️ Clara Aguiar e Eloisa Beling Loose analisam o papel do jornalismo no enfrentamento das mudanças climáticas, indo além da informação e propondo soluções.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Indicadores de credibilidade na Semana de Recepção aos Ingressantes 2025 em Mestrado em Divulgação Científica e Cultural. Labjor/Unicamp.
Estudo mostra que desertos de notícias impacta informação local. Coletiva.net.
Como deputados que pedem liberdade de expressão a OEA processam a imprensa. Estado de Minas, Tatiana Farah.
Quem tem medo da Inteligência Artificial no Jornalismo? Página Um, Pedro Almeida Vieira.
Programa de jornalismo e IA oferece bolsas de até R$ 285 mil. Folha de S. Paulo.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).