OI #1320: a politização das redes sociais, a submissão do Facebook ao trumpismo, os vieses da tecnologia e a brasilidade premiada no Globo do Ouro
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
Nesta semana, o Observatório da Imprensa traz análises aprofundadas sobre temas que vão desde a desinformação até a reflexão sobre o papel do jornalismo na sociedade contemporânea. Confira os destaques.
📰 Artigos da semana
⚠️ Meta e o fim do controle sobre Fake News. Em uma decisão polêmica, a Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, descontinuou o controle sobre fake news. O jornalista Carlos Castilho reflete sobre os impactos dessa escolha para o jornalismo e a crescente responsabilidade da imprensa no combate à desinformação.
🔎 Fact-checking não é censura. Mark Zuckerberg anunciou o fim do programa de fact-checking da Meta. O editor do Estadão Verifica, Daniel Bramatti, defende a importância dessa ferramenta para assegurar que a verdade prevaleça, especialmente em tempos de fake news.
🎭 A brasilidade na literatura e arte. O jornalista Pedro Varoni explora a importância da brasilidade na literatura e na arte, passando por obras como a atuação de Fernanda Torres no filme "Ainda Estou Aqui", e o romance "Via Ápia", de Geovani Martins.
🤖 Tecnologias e viés político. Rogério Bordini discute o uso generalizado do Google Chrome e como as tecnologias podem carregar vieses políticos, afastando-se das causas da igualdade e da democracia.
🇺🇸 A ameaça de Trump em 2025. Rui Martins alerta sobre as possíveis consequências da volta de Trump à presidência dos EUA, destacando o apoio de Elon Musk e Mark Zuckerberg e os riscos à estabilidade global.
🌐 Nova ordem mundial da informação. Vilson Vieira Junior faz um resgate histórico sobre a Comissão McBride e a busca por uma comunicação global mais democrática, refletindo sobre os desafios das novas mídias.
📱 Polêmicas vazias de 2024. O pesquisador Francisco Fernandes Ladeira traz uma retrospectiva das pautas e temas superficiais que dominaram as redes sociais no último ano.
❌ Reflexões sobre a ditadura militar. Celso Lungaretti escreve sobre as lutas das famílias que enfrentaram a ditadura militar, como as histórias de Eunice Paiva e Zuzu Angel, e relembra a dor do abandono em meio à repressão.
📰 Forças Armadas e sua missão real. Carlos Wagner propõe uma reflexão sobre o papel das Forças Armadas e a importância de uma cobertura jornalística focada em sua atuação e preparo para a defesa do território nacional.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Previsões para jornalismo, media e tendências de tecnologia em 2025. Reuters Institute, Nic Newman.
Associação de produtores lança projeto para mulheres em animação. WIA.
Abraji se opõe à ruptura da Meta com agências de checagem. Congresso em Foco, Lucas Neiva.
“O público confiaria mais na mídia se parássemos com o uso excessivo de fontes anônimas”. O Antagonista, Alexandre Borges.
Nossos 10 melhores recursos de 2024 para a cobertura de crises. International Center for Journalists.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).