OI #1318: Projor inicia nova edição do Atlas da Notícia, apresentação de pacote prejudica imagem do governo e o jornalismo no Brasil em 2025
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
📰 Artigos da semana
🗺️ O Atlas da Notícia está de volta! A 7ª edição, coordenada pelo Projor, começou a mapear o jornalismo local no Brasil. Com apoio do Google e diversas instituições, pesquisadores e voluntários trabalharão até julho de 2025 para atualizar a base de dados. Quer ajudar? Acesse e saiba como.
📷 Imagem do Mês Arfoc-SP: A foto de Gabriela Biló, publicada na Folha de S. Paulo, ilustra um episódio dramático de violência política em Brasília, capturando a imagem do corpo de Francisco Wanderley Luiz, após um atentado a bomba. Veja a foto.
💸 João Pedro Fragoso Schleder, jornalista e cientista político, analisa as reações do mercado financeiro e da grande imprensa ao pacote de cortes de gastos apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
📖 O jornalista Moreno Cruz Osório, do Farol Jornalismo, apresenta a nona edição do anuário “O jornalismo no Brasil", com o apoio da Abraji e o do Projor. Ele também destaca como as coberturas de desastres climáticos exigem novas abordagens no jornalismo. Leia aqui.
🔎 Rui Martins faz uma análise sobre as rápidas transformações na Síria, com a queda do ditador Bashar al-Assad e a ascensão de Mohammed al-Jolani.
🧠 Marcos Fabrício Lopes da Silva nos leva a refletir sobre a crescente confusão mental e social na era pós-moderna.
🎥 Marcelo S. Norberto, escritor e professor de Filosofia, analisa o filme "Ainda estou aqui", que conecta a dor do passado da ditadura com as questões políticas do presente.
🚔 O jornalista Paulo Renato Coelho Neto traz uma reflexão sobre a violência policial no Brasil, comparando o caso de Marcelo do Amaral com o clamor de George Floyd, “I can’t breathe”.
🌡️ Jean Jacques-Kourliandsky discute os desafios da COP16 em Cali, na Colômbia, e analisa o impacto da falta de recursos e do desinteresse das grandes potências econômicas na luta contra as mudanças climáticas.
👮 Carlos Wagner analisa a violência policial em São Paulo, que levou o governador Tarcísio de Freitas a mudar sua postura.
🗞️ A jornalista e pesquisadora do objETHOS Clarissa Peixoto convida a refletir sobre as escolhas no jornalismo, destacando como a neutralidade e a imparcialidade são desafiadas por uma visão ética e política.
🥥 Uma análise das reportagens da Folha de S. Paulo sobre o impacto da exploração de gás no Maranhão e as consequências para as mulheres quebradeiras de coco. Por Patrícia Kolling, do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
A Agência Pública vai deixar de usar o X. Pública.
Pesquisa comprova: o negacionismo climático é um problema sério no TikTok. Fast Company Brasil, Chris Stokel-Walker.
Polícia de Santa Catarina exige que Intercept revele fontes de reportagem sobre caso Mari Ferrer. Portal dos Jornalistas, Victor Félix.
O futuro das notícias centrado na comunidade. International Center for Journalists, Damian Radcliffe.
Audiência no TRT4 para aumento salarial dos radialistas tem nova data. Coletiva Net.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).