OI #1313: desinformação como método político, desigualdade no acesso à internet e eleição municipal como teste para 2026
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
📰 Artigos da semana
Olá, assinante do OI!
Na edição desta semana, trazemos análises sobre o papel essencial do jornalismo diante de cenários de desinformação, crises climáticas e o impacto das tecnologias emergentes. Confira os destaques:
🗳️ O jornalista Carlos Castilho mostra o impacto negativo da desinformação no processo eleitoral norte-americano. As eleições de 2024 nos EUA trouxeram à tona a perigosa influência de conteúdos que transformaram o processo eleitoral num campo de dúvidas, intimidações e notícias falsas.
🌐 Uma análise da universalização do acesso à internet mostra que apesar dos avanços, há ainda uma grande diferença no acesso e conexão para garantir a cidadania plena. É o que nos mostra o jornalista Vilson Vieira Junior.
📈 Trump venceu as eleições americanas com ampla diferença de votos, contrariando as previsões que pintavam uma eleição mais apertada. O apoio da “América profunda” e das redes sociais foi decisivo. Rui Martins analisa a vitória do republicano.
📣 A derrota do PT nas eleições municipais, especialmente em São Paulo, revela desafios do partido em 2026. A falta de adaptação às novas formas de comunicação e à ascensão dos evangélicos como força política é um fator chave, segundo nosso colaborador Rui Martins.
❌ Francisco Fernandes Ladeira, doutor em Geografia e especialista em Jornalismo, analisa como a "cultura do cancelamento" é mais do que um fenômeno recente das redes sociais e reflete a psicologia humana.
📰 O jornalista Tadeu Nunes escreve sobre a relevância da relação entre jornalistas de redação e assessores de imprensa para uma comunicação eficaz e de qualidade.
📉 Renatha Giordani, pesquisadora do objETHOS, mostra que em 2024, a proliferação de fake news nas eleições municipais brasileiras impactou diretamente a democracia.
🔎 As comparações entre as enchentes em Valência, na Espanha, e no Rio Grande do Sul, no Brasil, geram debates sobre o papel do jornalismo ambiental na cobertura de crises climáticas extremas. Por Míriam Santini.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Jornalismo tem assumido cada vez mais o protagonismo de investigar corrupção, apontam especialistas. Terra, por Elton Félix.
A Desinformação Silenciosa: O que os temas e o volume de pedidos de verificação dizem sobre a democracia em 2024. Projeto Comprova.
Apoios e desapoios da mídia na eleição americana. Piauí, por Marcelo Soares.
ChatGPT dá um salto, e ruma para tornar o Google de hoje obsoleto. Invest News, por Pedro Burgos.
Jornalismo perde Evandro Teixeira, mestre da arte fotográfica. Sinjorba.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa e boa leitura!
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).