OI #1312: a mídia americana, eleições, proteção de jornalistas, fake news contra indígenas e o mito da imparcialidade no jornalismo
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
📰 Artigos da semana
🗳️ Isenção eleitoral da imprensa em xeque. Carlos Castilho discute como o apoio a candidaturas nos EUA por parte da imprensa revela tensões entre donos de jornais e redações.
🗣️ A jornalista Janara Nicoletti reflete sobre a normalização da violência no jornalismo. A omissão compromete a qualidade da informação e revitimiza os jornalistas.
🏆 Valério Paiva, jornalista da Unicamp e do Sindicato dos Jornalistas de SP, acompanhou o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog, que reconhece o compromisso do jornalismo com a democracia, a justiça e os direitos humanos.
🎰 Jogos de azar e influenciadores. A promoção de jogos de azar por influenciadores levanta questões jurídicas importantes. Eduardo Maurício, da Abracrim, destaca a responsabilidade dos influenciadores por publicidade enganosa.
📲 Desde 2018, a desinformação contra os povos indígenas brasileiros cresceu, com 89% das fake news disseminadas nas redes sociais, principalmente no Facebook. Confira os dados do MíDI – Laboratório de Mídias Digitais e Internet.
📝 A série “Raio-X das Periferias” do Sul21 destaca as demandas dos moradores de Porto Alegre às vésperas das eleições de 2024. Reportagens focadas em Rubem Berta, Restinga, Sarandi e Lomba do Pinheiro conectam cotidiano, espaço e questões ambientais. Saiba mais no texto da jornalista Míriam Santini de Abreu no Observatório da Imprensa.
🔎 O estudante de jornalismo Emanuel Lima escreve sobre o papel do jornalista: observar e explicar, sem deixar que posições pessoais ofusquem os fatos.
🚓 A violência no Rio de Janeiro atingiu um novo patamar. Um tiroteio no Complexo de Israel, ordenado por Álvaro “Peixão”, resultou em mortes e feridos, tornando-se um problema nacional. Entenda as implicações desse evento no artigo de Carlos Wagner.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Abraji e GIJN promovem webinar sobre técnicas de investigação após eleições 2024. Abraji.
Jornalismo acumula perda de 962 postos formais de trabalho entre janeiro de 2023 e agosto deste ano. Fenaj.
Evento comemora 14 anos da Agência Mural. Agência Mural.
99% dos sites de jornalismo no Brasil permitem uso de conteúdo para treinar IA. Núcleo, por Sérgio Spagnuolo.
Leitores preferem jornalismo de dados feito por jornalistas do que por IA, revela estudo. Eco.Sapo, por Rafael Ascensão.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa e boa leitura!
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).