OI #1310: A importância da valorização da notícia, debate sobre digitalização e violência na USP, Lobato no STF e os limites das redes sociais na eleições
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
📰 Artigos da semana
A nova edição do Observatório da Imprensa traz análises profundas e reflexões essenciais sobre o jornalismo contemporâneo e suas implicações na sociedade.
📈 Uma pesquisa em Florianópolis revela que 80,6% dos entrevistados não estão dispostos a pagar por informações jornalísticas. Carlos Castilho nos ajuda a entender essa tendência preocupante que também ecoa internacionalmente.
🕵️ Seminário da ECA/USP discutiu o papel do jornalismo na era digital e as crescentes ameaças aos jornalistas. Leia a cobertura de Tiago C. Soares.
🎥 Reflexões sobre a 48ª Mostra de Cinema: Norma Couri destaca filmes sobre guerras que estão sendo exibidos, trazendo à tona questões cruciais em tempos de conflitos.
📱 Pablo Marçal se destacou nas redes sociais, alcançando 600 milhões de visualizações e desafiando a extrema direita com discursos inovadores. No entanto, o desgaste da novidade e sentimentos negativos limitaram seu desempenho nas urnas. Confira a análise de Rui Martins.
📚 Racismo e Literatura: Vanete Santana-Dezmann analisa a controvérsia em torno do livro "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato, e suas implicações raciais.
🔎 Carlos Wagner investiga a alta taxa de abstenção nas eleições de 2024, refletindo sobre o engajamento político nas grandes cidades.
🗳️ A catástrofe climática em Porto Alegre que foi esquecida da campanha eleitoral. Uma análise do Observatório de Jornalismo Ambiental e do Observatório de Comunicação Pública (OBCOMP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
📺 Francisco Fernandes Ladeira analisa como a maior emissora de televisão do Brasil lida com as questões sobre representatividade e interesses de classe.
⛪ Jéferson Silveira Dantas explora a crescente influência da agenda teocrática no Brasil, especialmente em relação ao bolsonarismo.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Jornalistas brasileiros sofreram 44 mil ataques no 1º turno das eleições. Desinformante, por Liz Nóbrega.
Pesquisa mostra os jornalistas mais atacados no 1º turno. Uol, por Leonardo Sakamoto.
Observatório da Violência contra Jornalistas mobiliza empresas e profissionais para denúncia de violência online e offline. ABC Agora.
SBPJor divulga programação geral do SBPJor em Redes 2024. SBPJor.
Columbia cria fundo de US$ 500 mil anuais para combater a violência contra mulheres jornalistas. Latam Journalism Review, por Silvia Higuera.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa e boa leitura!
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).