OI #1309: Economia da atenção, democracia, jornalismo declaratório e meio ambiente. A nova edição do Observatório da Imprensa
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
📰 Artigos da semana
Na edição de número 1309 do Observatório da Imprensa, uma análise sobre a influência da revolução das telecomunicações no jornalismo e na geopolítica, destacando a necessidade de um debate público saudável em tempos de desinformação. A cobertura midiática de conflitos no Oriente Médio e a das eleições municipais em Porto Alegre.
👨💻 O professor Mauricio Alfredo analisa como a revolução das telecomunicações transformou tudo, desde a globalização até a economia da atenção. Em um mundo cada vez mais conectado, como garantir um debate público saudável?
👀 Carlos Wagner reflete sobre o impacto da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 e as eleições municipais de 2024. Uma reflexão importante sobre a defesa da democracia em tempos desafiadores.
🗞️ Samuel Pantoja Lima, pesquisador do objETHOS, discute a cobertura da mídia em relação a agentes políticos que ameaçam a democracia, com foco nas eleições municipais de São Paulo e no caso de Pablo Marçal.
✊ No #WorldNewsDay, Mariane Nava destaca a relevância do jornalismo na luta contra a desinformação.
🌐 No dia 7 de outubro, o ataque terrorista do Hamas chocou o mundo. Um ano após o evento, é fundamental refletir sobre o papel do Hamas, o apoio à causa palestina e o ressurgimento do antissemitismo. Leia a análise de Rui Martins.
📝 Francisco Fernandes Ladeira analisa como a cobertura midiática do ataque do Hamas a Israel adota um viés pró-Israel, minimizando as mortes de mais de 40 mil palestinos e ignorando a opressão contínua.
🎬 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: de 17 a 30 de outubro, a cidade será palco de 415 filmes de 82 países. A jornalista Norma Couri traz as principais informações sobre o evento.
🗳️ Isabelle Rieger e Ilza Maria Tourinho Girardi analisam como as publicações jornalísticas poderiam ter guiado os eleitores em Porto Alegre. Agora, no segundo turno, é o momento de discutir como cada candidato integrará a preservação ambiental ao planejamento urbano.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Precisamos de clareza sobre os acordos entre empresas de IA e de jornalismo. Reuters Institute, por Dr Felix Simon.
O ‘suposto’ aprendizado do jornalismo pós-barbárie de Bolsonaro é nulo. ABI, por André Graziano.
Monitoramento aponta crescimento de ataques à imprensa no TikTok durante as eleições. Abraji.
Serrapilheira e El Clip oferecem bolsas para reportagens sobre a Amazônia. Portal dos Jornalistas, por Victor Félix.
Brasil: mais de 50 estudantes se formam em Jornalismo em Guerra e Violência Armada. Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa e boa leitura!
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).