OI #1299: noticiário econômico a serviço do mercado, João do Rio e eleição na Venezuela
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
📰 Artigos da semana
💰 Nesta nova edição do Observatório da Imprensa, o jornalista Carlos Castilho faz uma análise sobre o noticiário econômico, as fontes de notícias e os desafios do jornalismo na selva financeira.
✍️ O jornalista e professor Fabiano Ormaneze apresenta o homenageado da Flip 2024: o repórter João do Rio, um dos maiores cronistas da história do Rio de Janeiro, que ainda tem muito a dizer aos jornalistas e escritores de hoje.
📲 Rui Martins conta como as redes sociais e a imprensa dificultam o entendimento do que de fato aconteceu com as eleições na Venezuela.
🗞️ “Desculpe o incômodo, mas preciso falar sobre jornalismo (para jornalistas)” traz uma reflexão necessária sobre os desafios e responsabilidades do jornalista, por Edmundo Paschoal.
🔬 No campo científico, o texto de Lívia Mendes Pereira, do Labjor, destaca como o inglês como língua franca da ciência serve à manutenção da hegemonia dos países anglófonos, impactando a disseminação do conhecimento global.
🔎 Laura Santos Lopes, jornalista em formação e membro do Núcleo de Pesquisa de Direito à Comunicação (NUPEDIC), aborda a crise na transparência pública brasileira, um tema urgente que precisa de atenção e ação para garantir a integridade das instituições.
🗣️ As denúncias jornalísticas sobre as big techs também ganham destaque no Observatório da Imprensa. Sílvia Meirelles Leite, pesquisadora do objETHOS, defende que o jornalismo precisa trazer o tema para o centro do debate público.
📒 Por fim, o jornalista Marcus Cremonese mostra como Umberto Eco, em seu livro “Turning Back the Clock”, de 2008, anteviu os tempos em que estamos vivendo.
📚 Curadoria
Jornalistas impedidos de cobrir eleição na Venezuela. Publicado em Latam Journalism Review por César López Linares.
A questão racial na eleição americana. Publicado em Columbia Journalism Review por Feven Merid.
Abraji seleciona propostas de reportagem investigativa para apoio financeiro em temas da Amazônia Legal. Publicado em Abraji.
Associação de jornalistas ajuizou ADI em face das “emendas Pix”. Publicado em MPPR.
Barroso tira de Gilmar e envia a Dino a relatoria de ação contra as ’emendas Pix’. Publicado em Carta Capital.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).