OI #1296: Comunicação pública, jornalismo de soluções e os manuais de redação para uso de IA: o Observatório da Imprensa agora no seu e-mail
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
A Comunicação Pública sob o olhar de Heloiza Matos e Maria Helena Weber: interfaces e contribuições
No cenário nacional, duas pesquisadoras se destacam nas reflexões sobre Comunicação Pública: Heloisa Matos e Maria Helena Weber.
Ambas enfatizam a importância das disputas em redes de esferas públicas sustentadas por múltiplos atores sociais e institucionais, fortalecendo a democracia participativa e promovendo a justiça social.
As professoras Ângela Marques e Carol Casali, respectivamente, coordenadora e vice-coordenadora do GT Comunicação Pública e Institucional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), escreveram o texto “A Comunicação Pública sob o olhar de Heloiza Matos e Maria Helena Weber: interfaces e contribuições” para a edição do Observatório da Imprensa desta semana.
Acesse aqui e leia o texto completo.
📰 Artigos da semana
🌎 O desastre climático no RS de maio de 2024 continua impactando 90% dos municípios. Zero Hora foca na reconstrução, mas ignora desigualdades e responsabilidades governamentais. O estado precisa de soluções sustentáveis, não apenas econômicas. Por Isabelle Rieger e Ilza Maria Tourinho Girardi.
✉️ Emmanuel Macron pede união em carta aos franceses antes de partir para reunião da OTAN. Por Rui Martins.
🤖 ChatGPT e outras ferramentas de IA generativa provocam reflexões sobre o jornalismo. Manuais de uso lançados sobre o assunto, como os do Estadão e do Núcleo Jornalismo, lembram que a IA facilita, mas não substitui o trabalho humano. Por Stella Gomes.
⚖️ Embora o STF tenha declarado inconstitucional o assédio judicial contra jornalistas, casos continuam surgindo. Conheça o caso da jornalista Amanda Miranda, no relato e análise da pesquisadora do objETHOS Natália Huf. A Abraji e outras entidades condenam essa prática.
🇫🇷 Análise das eleições na França mostra que subestimar a extrema direita de Marine Le Pen pode ser arriscado. Por Carlos Wagner.
🇧🇷 Com Campos Neto em alta devido aos ataques de Lula, o presidente do BC ganha visibilidade como potencial candidato bolsonarista para 2026. A disputa política e econômica segue intensa. Por Carlos Wagner.
📚 Curadoria
Domingo de Dados tem recorde de atrações e mira em eleições e uso de IA. Publicado em Abraji.
Bolsa Sir Harold Evans escolhe jornalista iniciante para projeto de jornalismo investigativo apoiado pela Reuters. Publicado em Media Talks.
‘Estamos apenas aquecendo nossos motores’: o que vem por aí para o jornalismo investigativo na América Latina. Publicado em Global Investigative Journalism Network.
“Cursar jornalismo me abriu uma visão crítica: aprendi o que era ser negro”. Publicado em ABI por Sergio Tulio Caldas.
Repórter fala sobre a saúde mental de Biden. Publicado em Columbia Journalism Review por Josh Hersh.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).